sábado, 19 de março de 2011

OPIUM, VINHO, ABSINTO?




E o que fica da vida... Além de nossos ilustres e amados ancestrais? Hoje noite fria, solitária, triste em meu coração... Liguei ao melhor amigo, foi formal, falou pouco ao telefone. O que resta da vida ou da ida? Sempre que escrevo a palavra VIDA nos últimos dias, o “v” de vitória some, desaparece e assim fica na tela do monitor “IDA”... Talvez a vida esteja exigindo-me IDAS, partidas – novos rumos... e que eu esqueça, de vez, os RUMORES... Engraçado como “rumores” rima com AMORES... Amores... Ainda ganhei algum? Só. Sofrimento e dor e incompreensão e acusação.

Embora católico, sou ecumênico, e sou cordato com todos os segmentos religiosos... Mas, parece que a multifacetada espiritualidade me “namora” ou “estuda” ou “questiona”. Karmas,dharmas... Armas do mesmo calibre do viver... é possível que eu esteja envolvido nessas duas projeções de tarântulas. Sei que fortes mesmo são meus protetores invisíveis: meu anjo-guardião Lecabel, São Judas Tadeu – primo de Jesus -, Santo Antônio de Pádua, São Miguel Arcanjo, São Jorge e São Francisco de Assis, sob o comando do Cristo Cósmico – O Divino Mestre Jesus.

Eis-me aqui em Goiás pela minha mãe que teve uma séria recaída, após um ano e meio no Rio de Janeiro atuando no jornalismo, no cargo de Superintendente de Imprensa e pela dadivosa existência do meu filho Arthur Emmanuel Lacerda Santana, lá fiquei durante este período pelo trabalho, por meu filho e por Mariah – a mãe dele – embora ela não acredite que eu a amei e a amava intensamente, razão porque o resultado - o fruto - foi o nascimento do nosso filho, que aportou - sem pedir - no planetazul...

E hoje? Por que interrogo tanto? Afinal, tantos foram os aprendizados na “Senda Mística”, os conhecimentos livrescos e, fundamentalmente, a SABEDORIA que Deus me legou, independentemente de faculdades, mestrados e doutorados... "e agora, Eugenio, você é um discípulo que já está pronto há mais de uma década" – palavras de Paulo Diniz – meu guru? Talvez, porque tem méritos e alcance espiritual para sê-lo.

E lembro-me dos velhos tempos do amigo poeta, músico, bancário Alcimar... Que sabiamente escreveu “O vinho antigo”, um manual filosófico da maior magnitude – um Manual para guerreiros da luz, parafraseando Paulo Coelho. Se o vinho é sagrado para os padres, por que não saboreá-lo à noite? Vinho... Venho... Vou... Vôo... Sabores da quintessência da alma ou desculpa para embriagar-se, lembro agora de Baudelaire.

E agora vejo que no Planeta água, feito de tragédias através da própria água, não tem para onde correr, tudo globalizou-se, inclusive os ciclones. O Japão vive seu momento de terror catastrófico no seu mundinho silencioso e indiferente. E os brasileiros em nome do “ter” – 250 mil? Estão correndo para os aeroportos para retornar ao Brasil. Agora aqui é melhor? Quanta incoerência – por dinheiro – meu Deus?

Resguardadas as devidas proporções, não há lugar melhor que o outro no Planeta. O Rio de Janeiro que me perdoe. Não tem para onde fugir ou refugiar-se. É necessária uma nova postura holística na certeza de que somostodosum. Se um mal me afeta, afetará milhões de pessoas. Hoje o Blog se cobrirá de sombras? Não importa minhas conjecturas e indagações. Afinal, a palavra escrita, a literatura, a filosofia, o jornalismo impresso já morreram há muito tempo... Resta uma inversão de valores, um descontentamento desencantado... Mas a sociedade, obstinada e cega, teima em fazer a apologia do carnaval, do esporte narcisista e mercenário, da publicação que enfoca celebridades. Enquanto isto, os cientistas não descobrem a cura do câncer e outras graves enfermidades. E o continente tupiniquim que assina pelo nome de Brasil? Samba na avenida, irresponsavelmente.

(EUGENIO SANTANA, FRC – Jornalista, Escritor, Ensaísta literário, Publicitário, Assessor de Comunicação, Editor, Coordenador de RH, Relações públicas, Gerente Administrativo/Comercial. Integrante da ALNM-MG, UBE/GO, Greenpeace/SP, ADESG-DF. Autor de livros publicados. 18 Prêmios literários nos gêneros conto, crônica e poesia; Self-mad man e Verse maker.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário