domingo, 15 de abril de 2012

NÃO NADAR EM PISCINA QUANDO SE TEM O MAR À VISTA (*)




Tenho três regras bem minhas: a) a vida é efêmera demais para gestos medíocres; b) o que me pertence ninguém me tira; c) fazer o melhor possível, o resto é problema dos outros. Cada momento que passa deve ser vivido com um sentido eterno; se me tiraram algo é porque não era realmente meu, era algo que eu tinha simplesmente, não estava integrado no meu ser. Preocupo-me em ser e fazer o melhor que posso, a reação é problema alheio.

Viver é expandir, iluminar. Muita receita de viver é fuga da própria vida. Viver é derrubar barreira entre os homens e o mundo. Compreender. Saber que, muitas vezes, nossa jaula somos nós mesmos, que vivemos polindo as grades em vez de libertar-nos.

No fundo de cada ser humano existe uma dimensão universal e única, ao mesmo tempo. Descobrir nos outros essa dimensão.

Não podemos viver, permanentemente, grandes momentos, mas podemos cultivar sua expectativa. A gente só é o que faz aos outros. Somos conseqüência dessa ação.

Talvez a coisa mais importante da vida seja não vencer na vida. Não se realizar. O homem deve viver se realizando. O realizado botou ponto final.

Um profundo respeito humano. Um enorme respeito à vida. Acredito nos homens. Até nos arrivistas.

Desenvolver um sentido de identificação com o resto da humanidade. Não nadar em piscina quando se tem o mar à frente. Não salvar peixe em balde, mas devolvê-lo ao mar. “Saber esquecer o mal também é ter memória.” Das melhores coisas da vida é aprender a gostar. Gostar de gostar. Gostar de fazer. Não fazer... me deixa estressado.

O dinheiro não enriquece ninguém. Acreditar mais na verdade que na bondade. A verdade é a quintessência da bondade, é a bondade a longo prazo.

Acreditar mais no sobrenatural. O natural, para mim, não existe. Tudo que está aí é milagre. Pássaro. Gente. Amor.

Os sábios vivem debruçados no milagre. A verdade é caminho, não é fim. Não crer em Deus é pretensioso. Não num Deus que deixa negro apanhar, gente morrer na guerra, nem barbado e sentado numa poltrona de ouro. Mas tudo que está acima de nossas limitações terrenas. O pulo do astronauta é ridículo diante do Universo. No fim do meu caminho Deus perdoará minhas falhas humanas. Afinal de contas, Ele não sabe fazer outra coisa. Perdoar é o grande vício de Deus.

(*) copidesque/fragmento/releitura por Eugenio Santana - Escritor e Jornalista. Autor, entre outros, de “Crepúsculo e Aurora”, Editora Kelps, Goiânia-GO, 2006. Ex-superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro.