segunda-feira, 30 de abril de 2012

SER JORNALISTA É NÃO ACEITAR MORDAÇA... (*)




SER JORNALISTA É NÃO ACEITAR MORDAÇA: VAI CUIDAR DE TUA VIDA, DA MINHA CUIDO EU!

Existem certos tipos de personas que não têm alcance para dimensionar os gritantes contrastes sociais deste país corrupto. Covardes e ociosos temem tomar partido ou se posicionar sobre temas graves que afetam pelo menos 80 milhões de brasileiros. Amam o meio-termo e o melhor lugar que apreciam é sentar-se encima do muro.

Ficam, comodistas, na toca, apreciando de camarote com seu riso hipócrita de hiena.

Criticam quem FAZ, tentam - mas não conseguem - ridicularizar os heróis do nosso tempo: repórteres destemidos, prontos para DENUNCIAR as lambanças que proliferam de Porto Velho a Porto Alegre. A IMPRENSA - e sou integrante dela - continua a ocupar, honrosamente, na hierarquia dos poderes, o 4º lugar.

Escolhi essa profissão por que sou um humanista/socialista de carteirinha desde o final dos anos 70, quando terminava o regime ditatorial - triste memória do medo!
Ao estilo de Arnaldo Jabor, continuarei na estrada com a boca seca - insaciável por Justiça Social neste país das falcatruas intermináveis; da fome e da exclusão.

A Educação tem um papel primordial. Mestre Darcy Ribeiro, profetizou: "Os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem." E isto contribui para que o país continue elegendo seus hilários facínoras. Continua sendo uma nação sem cultura e sem educação de qualidade.

JORNALISTA kamikaze? Com muito orgulho, por sinal. E minha caneta da VERDADE será empunhada até o último dia de minha vida. Diariamente cometo um "delito": SINCERICÍDIO!


(*) Eugenio Santana é jornalista profissional e foi Superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro